Tocando o Oboré pelo Brasil | Campanhas | Campanha do Bem
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Sobre esta Campanha

A organizadora optou por selecionar de uma lista robusta a maioria das palestrantes do sexo feminino, como alternativa de evento em que a cultura ancestral, é comumente representada por caciques e, geralmente homens. A ideia era que cada etnia estivesse representando um bioma diferente. Assim, foram sugeridos pelas próprias palestrantes, eixos temáticos mais abrangentes nos dois momentos e não uma linha temática. O livro surge como forma de registro histórico, pois este momento vivido no congresso é também um momento em que os povos originários estão enfrentando todo tipo de cerceamento: de direitos, perda de territórios, invasões por mineradoras, pandemia da covid-19, incêndios por intolerâncias religiosas, ataques inclusive do Governo Federal em forma de projetos e de leis absurdas. Estas falas no evento virtual, foram concebidas por nós como um som, um chamado para reunir e resistir na força do som das palavras proferidas por essas mulheres e homens indígenas nesse momento de emergência que todos devem ouvir o chamado da terra. Quando um Xamã Tapuia – conhecedor e estudioso da cosmovisão Guarani, educador e palestrante, autor da literatura indígena – fala sobre resistência e lutas. A terra esta falando... Da mesma forma, quando a mulher indígena doutora em antropologia, educadora, e liderança feminina, pesquisadora e palestrante está falando pelo seu povo, falando da sua história e também da sua cultura. A terra fala por intermédio dela. A terra está falando quando um professor cineasta, mestre em linguística, palestrante ativista traz as imagens do seu povo, da sua sobrevivência e da sua língua. A terra também fala, através de seus filmes documentários sobre sua cultura. A terra também fala – por meio da professora que faz pesquisa e documentação de estudo etno-histórico, mestrado com premiação nacional, indo para seu doutorado em arqueologia – que pesquisa a história de um povo que, por muito pouco, não foi dizimado e narra também sobre o legado que sua juventude indígena recebeu dos anciões e a história do contato com o colonizador, uma experiência que foi drástica! A Terra fala pela da voz da ativista indígena – professora, mestra em desenvolvimento sustentável e doutoranda em Antropologia que faz da oralidade sua via de “lutalitura”, como ela mesma afirma a leitura e literatura construída na luta – usa da linguagem como um convite ao pensar e refletir a história e os contextos dos acontecimentos atuais e passados. A Terra fala por meio da Arte como interação com o sagrado e o segredo, a arte como expressão dos saberes e de estar no mundo. A Terra fala pelas formas, símbolos, mantos e cores de uma indígena artista e ativista dos direitos humanos. Finalmente a terra fala por meio da presença e resistência da líder Guarani, indígena foi reconhecida Cacique em uma quebra de padrões de escolhas de lideres pelo masculino, foi a primeira Cacica a ser reconhecida liderança de um povo no Brasil, também gestora ambiental, mestranda em desenvolvimento sustentável. Ela que defende a homologação das terras indígenas no Morro dos Cavalos – Palhoça - SC, lutando contra interesses alheios ao território indígena e contra as perdas de direitos. As mídias, os livros são ocupados por estas falas poderosas, porque a terra está falando e como que lembrando quando estas vozes surgiam com o uso do instrumento de sopro Oboré, usado pelos Tupinambás ancestrais, para reunir o povo para orientação, um chamado para falar da luta, um chamado do povo para luta ou para a próxima atividade de vida coletiva, assim que essa metáfora foi sugerida por Kaká Werá. Precisamos de todos e todas. Ouçam o Oboré. Este livro nasce pela força da palavra, pelo poder da escuta, pelo fazer ou, mais especificamente, pelo “chamamento” ou “chamar mentes” com elas dizem. Convidamos para abrir a escuta sensível e para ouvir as falas, para ler as palavras eternizadas do nosso livro Oboré quando a terra fala. Venham todos ouvir a terra!

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