Sobre esta Campanha
Desafio da Fome: Sua ajuda faz a diferença
A fome no Brasil é um problema complexo e multifacetado, com raízes diversas. Para se ter uma ideia, atualmente, 8,4 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades para garantir acesso a alimentos, segundo relatório de 2024 da Organização das Nações Unidas (ONU). A insegurança alimentar no país, mesmo em queda, ainda preocupa.
E para combater esse problema que assola inúmeras famílias, em conjunto com suas ONGs parceiras, lança a campanha Desafio da Fome.
Origem da fome
Por questões éticas, humanitárias e geográficas a fome no Brasil não deveria persistir. Além de a alimentação adequada ser um direito humano fundamental assegurado em Constituição, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, com terras férteis e recursos hídricos suficientes para garantir alimentos para todos. Mas a fome persiste por razões como:
Desigualdade Social: A má distribuição de renda e a pobreza extrema impedem que muitas famílias adquiram alimentos básicos, mesmo que disponíveis no mercado.
Acesso à terra: A concentração fundiária e o agronegócio de exportação, contribuem para a escassez de terra e alimentos para o pequeno produtor e o mercado interno.
Crises econômicas: O aumento do desemprego e a queda da renda, somados à alta das taxas de juros e inflação, agravam a situação da fome em famílias de baixa renda.
Clima e Meio Ambiente: As mudanças climáticas, os eventos extremos, a poluição e a degradação ambiental comprometem a produção e a disponibilidade de alimentos.
Os impactos da fome
As consequências da fome afetam diversos aspectos da sociedade. Seus impactos na saúde, educação e consequente produtividade das pessoas, geram um ciclo de pobreza, que afeta negativamente o desenvolvimento social e econômico do país, perpetuando a desigualdade.
A desnutrição afeta o desenvolvimento físico e mental de crianças e enfraquece as defesas dos indivíduos, tornando-os mais suscetíveis à doenças. Além disso, a falta de níveis de nutrição adequados prejudica o desenvolvimento cognitivo, a energia e o desempenho escolar.
Ao afetar a saúde e a educação, a fome compromete todo o desenvolvimento do país, pois impede que as pessoas - e consequentemente a sociedade - alcancem seu pleno potencial.
Juntos contra a fome!
Apesar de complexo, o problema da fome tem solução. Através de ações conjuntas da sociedade civil, ONGs e empresas, é possível garantir que todos tenham acesso à alimentação adequada. As ONGs, com seu conhecimento e atuação junto às comunidades, suas campanhas de arrecadação e projetos de geração de renda, são essenciais para o combate à fome e a implementação da segurança alimentar de forma eficaz e sustentável.
Já a colaboração entre diferentes setores da sociedade civil, indivíduos e empresas, permite ampliar o alcance destas ações, otimizando recursos e promovendo soluções inovadoras. Por este motivo o Vakinha, está mobilizando recursos para beneficiar suas ONGs parceiras e juntos combatermos a fome no Brasil, construindo um futuro mais justo e seguro para todos!
E você também pode fazer parte dessa corrente! Sua doação, por menor que seja, pode nos ajudar a fazer a diferença na vida de centenas de pessoas beneficiadas em todo o Brasil
Mensagens Recebidas de quem já contribuiu
-
<%mensagem.titulo%>
<%mensagem.criado_em_diff%>
Quem já contribuiu
-
<%doador.name%><%doador.donate_at_f%>
Denunciar
Se você acha esta campanha inapropriada ou fraudulenta, por favor nos conte os motivos. Se preferir, você também pode deixar seu contato para coletarmos mais detalhes. O anonimato da denúncia é sempre garantido.
A Campanha do Bem é uma empresa engajada no combate às fraudes na internet.
COMPARTILHAR
