Sobre esta Campanha
Me chamo Cristina Pereira da Silva, sou natural do Piauí, mas no ano de 1999 ingressei na vida religiosa e desde então resido em outros estados.
No ano de 2018, meu pai foi diagnosticado com coração grande e minha mãe foi acometida por quatro acidentes isquêmicos transitórios que vieram só a agravar os outros quadros que ela tinha (hérnia de disco, artrose e artrite). Por conta de tais diagnósticos, meus pais foram impedidos de trabalhar com o único trabalho que eles sempre fizeram durante toda a vida: o trabalho pesado na roça.
Foi então que através de uma rifa e com a ajuda de um amigo empresário, consegui colocar uma caixa d´agua e fazer instalações hidráulicas básicas na casa dos meus pais (colocação de um chuveiro e duas pias, uma na cozinha e uma no banheiro, conforme vocês podem ver nas fotos). Essas pequenas mudanças já aduram muito no dia-a-dia dos meus pais e na qualidade de vida deles. Dessa época, ainda me lembro da emoção da minha mãe ao tomar banho de chuveiro pela primeira vez na vida; ela chegou a chorar.
A dificuldade com água por lá ainda é muito grande, apesar de já ter melhorado bastante em vista do que era antes. Carregamos por muitos anos água no jumento e em latas de 18 litros na cabeça por uma distância de mais ou menos 2 Km. Eu mesma fiz muito isso. Essa situação só melhorou um pouco quando há cerca de 15 anos que meu pai conseguiu construir um pequeno tanque para receber água da chuva e, depois, uma cisterna com auxílio de um programa do governo, e, claro, quando instalamos as torneiras e chuveiros, porém, ainda assim, tanto a minha família quanto o povo daquela comunidade ainda enfrentam muitos problemas econômicos e também em função da escassez de água.
O problema (e a razão dessa campanha) é que agora está muito difícil para os meus pais continuarem tirando recursos financeiros próprios para terem água pois, vivendo unicamente de duas aposentadorias rurais e tendo que custear remédios de uso contínuo mensal, quase não dá para o básico. Daí a necessidade do poço, pois para que meus pais tenham alguma renda extra ou mesmo para que possam retirar da própria terra hortaliças e alguns legumes para suplementarem sua própria alimentação, a quantidade de água necessária para tal cultivo é superior ao que a cisterna consegue armazenar e, no caso, ainda que tenhamos a caixa d’água (doada pelo meu amigo empresário), mantê-la cheia para cultivo de hortaliças através de pipa é inviável em razão do custo.
Foi vendo todas as dificuldades dos meus pais e também das pessoas que vivem lá e, claro, vendo situações já complicadas ficando ainda mais difíceis em virtude da pandemia, pois algumas das pessoas da região que trabalhavam por diária foram dispensadas por terem seus serviços considerados não essenciais, bem como outras ficando desempregadas, como meu próprio irmão, que resolvi iniciar esse projeto do poço para que as pessoas que moram naquela região possam ao menos ter o que comer com o que vem da terra.
Portanto, pensando em ajudar a todas essas famílias fiz esse pequeno projeto de perfurar um poço artesiano para jogar água para caixa d´agua e fazer cultivos de hortaliças e uma criação de cabras de forma sustentável, com base nos três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social.
Esclareço ainda que a necessidade desse poço ultrapassa o sustento alimentar das famílias da região, que tal poço ajudaria em questões de saúde da coletividade, já que a existência de um poço e, portanto, a disponibilidade de água permitiria condições melhores de vida e aquisição de recursos, já que a população daquela comunidade enfrenta sérios problemas tanto de deslocamento para receber tratamento médico quanto de pagar por exames, consultas e medicamentos, já que faltam recursos às famílias. Como é difícil! Só quem passa sabe como são angustiantes essas situações. Minha mãe mesmo quando teve os acidentes isquêmicos ficou esperando um SAMU que estava a sete quilômetros para leva-la para uma unidade da UPA localizada a oitenta quilômetros com pressão oscilando entre 26x16 e 11x5 e com perda de movimentos da perna e braço (o que graças a Deus foi temporário), mas foram pedidos exames como tomografia e avaliação de neurologista que o SUS simplesmente não disponibilizava mesmo naquele momento crítico.
Então, pensando em todas essas pessoas e em suas dificuldades, fiz um orçamento para a construção de um poço artesiano movido por energia solar. De acordo com as pesquisas que realizei, esse sistema tem ajudado muito os agricultores no Sertão do Piauí a vencer a seca onde em algumas épocas é mais intensa. O poço teria um sistema de energia solar instalado para bombear a água sem gastos com conta de luz, contribuindo, assim, para o uso de uma energia limpa, renovável e inesgotável, estando de acordo, portanto, com os pilares da sustentabilidade.
Aqui segue o orçamento do poço para que você possa contribuir financeiramente, compartilhando o link e/ou simplesmente rezando para que possamos atingir o objetivo da campanha de ajudar essas famílias a produzir alimentos para suas despesas diárias.
- Necessidade da profundidade do poço: 300 m (trezentos metros)
- Valor/metro: R$ 90,00 (noventa reais)
- Quantidade de placas solares: 25 unid. (vinte e cinco unidades)
- Valor/placa solar: R$ 800,00 (oitocentos reais)
Você pode fazer parte desse projeto com o valor mínimo que essa campanha recebe ou com outro qualquer valor que seja possível para você, sua empresa, sua família, através de boletos, cartão de créditos ou QR code. Por isso, desde já, agradecemos de coração a todos que de alguma forma vão nos ajudar. Vou rezar nas intenções de cada um de vocês. Muito obrigada e que Deus lhes abençoe.
https://campanhadobem.s3.amazonaws.com/production/public/campanhas/banner_24c20d80-9d5f-11eb-8d51-a3daa6b99f1b.jpg
Banner
Previewhttps://campanhadobem.s3.amazonaws.com/production/public/campanhas/banner_24c20d80-9d5f-11eb-8d51-a3daa6b99f1b.jpg
Mensagens Recebidas de quem já contribuiu
-
<%mensagem.titulo%>
<%mensagem.criado_em_diff%>
Quem já contribuiu
-
<%doador.name%><%doador.donate_at_f%>
Denunciar
Se você acha esta campanha inapropriada ou fraudulenta, por favor nos conte os motivos. Se preferir, você também pode deixar seu contato para coletarmos mais detalhes. O anonimato da denúncia é sempre garantido.
A Campanha do Bem é uma empresa engajada no combate às fraudes na internet.
COMPARTILHAR