A Campanha do Bem já está homologada pelo TSE | Blogs | Campanha do Bem

A Campanha do Bem já está homologada pelo TSE

RENATO MARQUES RODRIGUES | 28/04/2020 12:06

Agora é oficial! O TSE autorizou a Campanha do Bem a funcionar como uma das empresas de financiamento coletivo das eleições municipais de 2020. Em breve você poderá fazer seu cadastro, criar sua página de arrecadação e começar a divulgar sua pré-campanha.


A arrecadação de doações será permitida a partir do dia 15 de maio. Deste dia em diante você poderá divulgar sua vaquinha online para familiares, amigos e apoiadores visando arrecadar o maior valor possível para fazer a campanha dos seus sonhos. No período de pré-campanha, que vai até 15 de agosto, o candidato não poderá pedir votos ou divulgar seu número de campanha, mas poderá anunciar sua intenção de concorrer, suas ideias e projetos, seu histórico de vida e seu partido político.


É muito importante que todos os candidatos das eleições municipais de 2020 abram uma vaquinha eleitoral na Campanha do Bem. Trata-se uma ferramenta muito utilizada em diversos países do mundo, mas ainda nova no Brasil. Em 2018, na primeira vez que foram utilizadas, as plataformas de crowdfunding eleitoral arrecadaram mais de 11 milhões de reais e foram utilizadas por 10 dos 13 candidatos à Presidência da República.


A expectativa para este ano é que o ritmo das doações se intensifique. Além do maior número de candidatos (nas eleições municipais de 2016 foram mais de 500 mil), a proibição de doações por empresas e o novo limite de autofinanciamento de campanha de 10% do teto permitido para o cargo prometem impulsionar a arrecadação por financiamento coletivo.


Até 2018, os candidatos mais ricos levavam grande vantagem, já que podiam financiar 100% de sua campanha com recursos próprios. Isso mudou e agora os candidatos não podem investir recursos próprios em montante superior a 10% do limite do cargo pretendido. Estas novas regras, sem dúvidas, aumentam a importância das vaquinhas eleitorais e tornam a eleição mais justa.


Outra vantagem da Campanha do Bem é a facilidade na prestação de contas. Nosso sistema emitirá recibos para todos os doadores e comprovantes detalhados para todos os candidatos, de acordo com o modelo fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Desse modo, o candidato poderá se concentrar totalmente em sua campanha, sem se preocupar com a prestação de contas. Com mais tempo para focar no objetivo, as chances de ser eleito crescem bastante!